Rochas – Ígneas, sedimentares e metamórficas

O que é 0

Uma aula de geografia foi elaborada para vocês. Afinal, alguém aí se lembra o que são as Rochas? Quais seus tipos? E como elas se formam? Essas perguntas não são nem um pouco difícil para um estudante de geografia, mas para quem saiu da escola faz um pouquinho de tempo, não deverá ser de todo fácil, certo? Se você está se preparando um vestibular ou concurso público e precisa ter, pelo menos, uma ideia sobre a formação das Rochas, não se preocupe! Preparamos a vocês uma aulinha super didática, simples e fácil, onde, sem dúvidas, você poderá tirar muitas dúvidas. Lápis e papel em mãos, queridos!

As Rochas, para classificação, são separadas em três grandes grupos. São eles: o grupo das Rochas magmáticas ou ígneas, o grupo das Rochas sedimentares, e, por ultimo e não menos importante, o grupo das Rochas magmáticas. Para você ter uma ideia bastante clara sobre o que são as Rochas e os seus processos, é necessário que você conheça os três grupos. Logo, vamos falar um pouquinho mais especificamente sobre os três. Qualquer dúvida é só gritar, heim?

Classificação das rochas

Quanto ao nosso primeiro grupo, as Rochas magmáticas ou ígneas, estas são originadas através de materiais em estado de fusão, materiais os quais irão se solidificar por processo de resfriamento. Os materiais envolvidos neste tipo de rocha são, por exemplo, a mica, alguns mineiras e óxidos metálicos.

Quanto ao segundo tipo de rocha, as Rochas sedimentares, podemos dizer que estas são Rochas formadas pelo processo de acumulação de sedimentos, vindos da água ou do vento. Sendo que estes sedimentos acabam se acumulando em áreas deprimidas, ocasionando assim, o surgimento de Rochas do tipo sedimentar. Vale lembrar que as Rochas sedimentares correspondem à 60% da superfície terrestre do Brasil.

Por ultimo e não menos importante, vamos falar das Rochas metamórficas. Com o nome sugere, as Rochas metamórficas são aquelas Rochas que sofrem processos de mudanças para se originar. Elas têm origem no interior da terra e se formam a partir de Rochas que sofreram alterações, tais como as sedimentares, as ígneas, e até mesmo outras metamórficas. Por ações de altas temperaturas e pressões, essas Rochas que foram modificadas em sua estrutura darão origem a uma rocha do tipo metamórfica.

Gostou da nossa aulinha sobre as Rochas? Espero que você tenha aprendido bastante sobre elas, mas caso ainda lhe reste algumas dúvidas, não deixe de continuar pesquisando e ir tirando todas ao longo do tempo!

Termos de Busca:

Deixe um Comentário »