Romantismo no Brasil – Principais Autores e Obras

O que é 0

O Romantismo foi um movimento literário e artístico do século XVIII que existiu até o século XIX. As características mais marcantes do romantismo são a falta da racionalidade, as ações motivadas por impulsos, a presença de características emocionais e também, do nacionalismo. No Brasil, o Romantismo se caracteriza principalmente por obras literárias. As obras românticas podem ser organizadas em obras históricas, urbanas, indianistas e regionalistas.

Os textos românticos sempre apresentavam indicações sobre enaltecimento da mulher amada (a maioria dos escritores dessa época eram homens) transformando-a em um ser quase divino e intocável. Também, outra característica marcante desse período eram as paisagens naturais como representação dos sentimentos humanos, ou seja, a associação entre, por exemplo, dias de chuva com tristeza, dias ensolarados com felicidade, flores brotando com renovação e assim por diante. Ainda, era comum que a única fuga ou solução para o problema do personagem romântico fosse a morte por meio de um suicídio.

Gerações do Romantismo no Brasil

1. A primeira geração do Romantismo no Brasil surge no aspecto indianista/nacionalista. Os índios eram vistos como heróis nesses romances e os sentimentos de sentimentalismo e religiosidade também eram apresentados nessa geração. Uma das obras mais famosas desse período foi I-Juca Pirama, um poema escrito por Gonçalves Dias.

2. A segunda geração das obras românticas se apresenta com sentimentos obscuros, como mortes, escuridão e amores impossíveis. As características dessa geração são bem marcadas pelo egocentrismo, o pessimismo, a angústia, o saudosismo e a subjetividade.

3. A terceira e última geração é conhecida como geração Condoreira (esse nome aparece em alusão à ave Condor ? que constrói ninhos altos e sobrevoa locais tendo a visão aberta e clara de todas as coisas). As principais características dessa geração são o erotismo e visão da mulher como uma mulher de verdade, que comete pecados e tem desejos como todas as outras pessoas (e não como ser divino, como vista anteriormente). Outra característica importante era a de demonstrar a realidade social da época e de mostrar o conhecimento sobre outras coisas do mundo.

As obras desse período são, também, importantes como documentos históricos, pois são demonstrações de séculos passados que apresentam os comportamentos dos indivíduos que viveram no nosso país, ou ainda, de como esses indivíduos pensavam ou agiam. Os principais autores do Romantismo no Brasil são: Gonçalves Dias, Álvarez de Azevedo, Castro Alves, José de Alencar e Machado de Assis.

As obras mais conhecidas desse período são: Lira dos Vinte Anos, Iracema, Escrava Isaura, O Sertanejo e I-Juca Pirama.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »