Saiba tudo sobre o Sol

O que é 0

Todos nós sabemos o que é e reconhecemos o Sol, não é mesmo? Entretanto, você já parou para pensar na importância do Sol na nossa vida e na vida da Terra como um todo? Ou já parou pra pensar do que o Sol é feito? Então vamos descobrir um pouco mais sobre o Sol.

O Sol é uma estrela composta por 73 por cento de hidrogênio, 25 por cento de hélio e mais 2 por cento de outros elementos. É a estrela central do nosso sistema Solar e é cerca de 332 900 vezes maior que o planeta Terra em questão de massa. Já em volume o Sol é cerca de 1 300 000 vezes maior que o planeta Terra.

O sol e o sistema solar

O Sol já foi considerado um Deus em diversas religiões do mundo todo e influenciou a criação de inúmeras religiões. É de extrema importância para o bom funcionamento da vida na Terra. Sem o Sol não seria possível a existência de quase nenhuma das espécies que hoje habitam o globo terrestre. O Sol é o grande responsável pela temperatura, pela evaporação, pelo aquecimento e também por muitos processos biológicos que acontecem em animais e em plantas, por exemplo, a fotossíntese. O excesso de Sol pode, por outro lado, causar alguns danos, tanto em plantas, animais, como em humanos. O câncer de pele, por exemplo, é causado devido a grande exposição da pele a raios ultravioletas sem o uso de um protetor Solar adequado.

Em torno no Sol giram os planetas do sistema Solar. Alguns estudos apontam que o Sol teve seu surgimento a cerca de 5 bilhões de anos. O Sol possui um diâmetro de algo em torno de 1,4 milhão de quilômetros. O Sol e o planeta Terra estão cerca de 150 milhões de quilômetros distantes um do outro. Estima-se que a temperatura média no Sol chegue a cerca de 15 milhões de graus célsius.

O Sol passa por um período de agitação a cada 11 anos, aproximadamente. Com isto, ele acaba enviando para a Terra tempestades Solares. Estas tempestades Solares são muito carregadas com eletricidade e acabam gerando interferências em aparelhos eletrônicos, computadores e também em redes de energia, por exemplo. O Sol possui suas atividades e seu comportamento totalmente monitorado pela NASA e pela Agência Espacial Europeia. O intuito é entender cada vez mais o funcionamento desta estrela e, com isto, melhorar a vida no planeta Terra.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »