Saúde Caixa Gov Br – Serviços e Credenciados

O que é 0

A assistência médica da Caixa Econômica Federal, ou Saúde Caixa, é um serviço oferecido aos seus empregados desde a década de 60. Atualmente, a Saúde Caixa é um dos maiores serviços de prestação de assistência médica do país (segundo a ANS ? Agência Nacional de Saúde).

Até o dia 31 de julho de 1977, esse serviço era prestado pelo Serviço de Assistência Social aos Servidores Economiários (SASSE), esse quadro só mudou em agosto após a criação do PAMS (Programa de Assistência Médica Supletiva) ? programa custeado pela Caixa (a Caixa contribuía com cerca de 3% da folha de pagamento) e administrado pela FUNCEF (Fundação dos Economiários Federais).

Apesar de o PAMS funcionar, desde sua fundação, como um amplo programa de saúde, dia 20 de julho de 1989 a FUNCEF transferiu a administração do PAMS para a Caixa Econômica Federal. Para evitar confusão, a caixa manteve a nomenclatura PAMS em todos os seus contatos, formulário e carteiras dos beneficiários.

No início da década de 90, a Caixa Econômica Federal começou a oferecer adiantamentos odontológicos para os serviços de prótese dentária e ortodontia. Além disso, a Caixa aumentou a sua contribuição da folha de pagamento de em 0,5% (de 3% a 3,5%).

Foi somente em 2002 que a Caixa decidiu mudar a nomenclatura do programa para de PAMS para PAMS CAIXA. Essa mudança veio acompanhada de diversas alterações e reestruturações, principalmente nos seus custos. Essas alterações e reestruturações foram necessárias para que a Caixa pudesse continuar a prestar todos os serviços inclusos no programa, conforme previsto no Acordo Coletivo de Trabalho 2001/2002.

A decisão de mudar a nomenclatura do programa foi acompanhada da criação de um novo Conselho Consultivo, que tinha o objetivo de examinar e tomar relações baseados nos relatórios de desempenho e contas do programa.

O PAMS Caixa só passou a ser chamado Saúde Caixa após a comemoração aos 25 anos de serviço.

Saúde Caixa – Credenciados

Após a criação da Saúde Caixa, o programa ainda passou por diversas mudanças, principalmente em 2004, quando associações de aposentados e desempregados foram implementadas no programa. Atualmente, o Saúde Caixa atende cerca de 25 mil credenciados, o que resulta em mais de 220 beneficiários em todo o Brasil. Atualmente a Caixa custeia aproximadamente cerca de 70% das despesas cobertas pelo grama, enquanto que o beneficiário titular contribui com os restantes 30%.

O Saúde Caixa também mantém um endereço na WEB que oferece aos seus beneficiários diversas informações e serviços gratuitos.

Para mais informações visite saúde.caixa.gov.br/.

Termos de Busca:

Leia Também:



Deixe um Comentário »