Scielo Artigos Científicos – Biblioteca Virtual

O que é 0

A Scielo, sigla para Scientific Electronic Library Online, nada mais é do que uma biblioteca eletrônica virtual que abriga uma grande coleção de periódicos científicos brasileiros pré-selecionados. Vale ressaltar que, para que um periódico seja acrescentado a essa vasta biblioteca, ele é avaliado em diversos critérios. Isso é feito para prevenir que trabalhos de qualidade inferior sejam adicionados erroneamente à coleção.

Biblioteca Virtual Scielo

A biblioteca virtual Scielo foi criada após um projeto de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) e tem como objetivo desenvolver uma série de padrões comuns para a disseminação, preparação, avaliação e armazenamento de produções científicas em formato virtual.

À medida que o projeto for se aprimorando, a biblioteca virtual, que hoje conta com mais de 130 artigos científicos mantidos pela própria FAPESP, irá aumentar de tamanho. O site da Scielo (www.scielo.br) tem como objetivo oferecer o livre acesso à sua biblioteca virtual. O site, também, oferece diversas facilidades de pesquisa, como a classificação dos títulos dos periódicos e dos artigos em um índice eletrônico, uma divisão por ordem alfabética de todos os artigos e periódicos, divisão por assuntos e temas, busca por autores e palavras no título e até mesmo um modo de pesquisa que classifique o conteúdo procurado pelas instituições publicadoras e os locais de publicação.

O site da biblioteca da Scielo, que também faz parte da parceria entre a FAPESP, BIREME e CNPQ, é somente um dos produtos desenvolvidos a partir da aplicação da metodologia para a preparação de publicações eletrônicas em desenvolvimento. Vale ressaltar, também, que como o site é relativamente novo, a sua interface ainda é sujeita a diversas alterações. Ainda assim, a interface do site já oferece tudo o que é necessário para uma pesquisa rápida, eficiente e fácil; além de contar com sessões como Ajuda, uma área voltada para toda a Equipe Scielo e uma área voltada para a Avaliação de periódicos que discerne os critérios, políticas e procedimentos utilizados para a admissão de periódicos na coleção e muito mais.

Apesar de a Scielo ser uma biblioteca exclusivamente de material brasileiro, o site tem como missão atingir a população internacional e, por isso, já contém uma versão do site completamente em inglês e outra em espanhol.

Para saber mais sobre o site, basta visitar seu endereço eletrônico em www.scielo.br ou entrar em contato através do telefone 11-5083-3639/59 ou pelo correio eletrônico scielo@scielo.org.

Termos de Busca:

Leia Também:



Deixe um Comentário »