Seguro Desemprego – Consulta

Admin 19

A Consulta do Seguro Desemprego é importantíssima para que o Trabalhador saiba quando receberá seu benefício.

O Seguro Desemprego (SD) é um benefício que dá um auxílio financeiro às pessoas que se encontram desempregadas. Para solicitar essa assistência financeira, o trabalhador deve se encaixar em alguns requisitos legais. Para efetuar a consulta do Seguro Desemprego é necessário que o trabalhador tenha em mãos seu número do PIS/PASEP.

O indivíduo, para receber o Seguro Desemprego, deve ter sido demitido do último emprego sem justa causa; o Seguro Desemprego pode também ser solicitado por profissionais pescadores durante a época de pesca proibida; caso o cidadão tenha sido suspenso por participação em curso ou programa de qualificação promovido pela empresa ou empregador; e também pode ser requisitado pelos cidadãos que vivenciaram condições semelhantes à escravidão.

Para ter direito ao Seguro Desemprego, além dos requerimentos citados acima, o indivíduo não pode possuir renda própria para o sustento da família e o próprio e nem receber auxílio da Previdência Privada, com exceção do auxílio-acidente ou pensão por falecimento.

Esse benefício que auxilia os trabalhadores com uma ajuda financeira é temporário, podendo ser pago por até 5 meses, e o valor varia, baseado no salário que o trabalhador costumava receber em seu último emprego. A duração e o valor do Seguro Desemprego depende sempre da situação do solicitante.

Como requerer o seguro desemprego

Para requerer o Seguro Desemprego, o trabalhador deve solicitar o auxílio entre 7 a 120 dias após ser demitido de seu emprego sem justa causa. Assim, dentro desse prazo, o indivíduo precisa comparecer na Delegacia Regional do Trabalho (DRT), no Sistema Nacional de Emprego (SINE) ou em uma das agências credenciadas da CAIXA, portando os seguintes documentos (obrigatórios):

- Requerimento do Seguro Desemprego;
- Comunicação de Dispensa;
- Carteira de Trabalho;
- Termo de rescisão de contrato do trabalho;
- Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Casamento ou Certidão de Nascimento ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Passaporte ou Certificado de Reservista;
- Documento de levantamento do FGTS ou algo que comprove os depósitos (extrato);
- Cadastro de pessoa física (CPF);
- Comprovante de inscrição no PIS/PASEP;
- Documento que comprove os dois últimos pagamentos recebidos pelo trabalhador formal.

O recebimento do auxílio pode ocorrer através das Agências da CAIXA, Casas Lotéricas, Correspondente CAIXA AQUI ou Autoatendimento, em um caixa-eletrônico CAIXA AZUL 24 HORAS. Para receber o Seguro Desemprego pelas Loterias, no Correspondente CAIXA AQUI ou no Autoatendimento, é necessário o porte do Cartão do Cidadão e da senha pessoal. Se o trabalhador tem uma conta na CAIXA, é possível receber a parcela do Seguro Desemprego diretamente creditada na conta, mesmo sem autorização prévia.

Como realizar a Consulta do Seguro Desemprego

Para realizar a consulta sobre o Seguro Desemprego, basta acessar o site http://consulta-sd.datamec.com.br/ e digitar o número do PIS – PASEP.

Termos de Busca:

Leia Também:



Deixe um Comentário »



19 Comentários »

  1. CLECIO November 24, 2011 at 11:51 - Reply

    SE SOU DEMITIDO DE UMA EMPRESA COM 03 MESES TENHO DIREIRO , TRABALHEI EM OUTRAS EMPRESAS , POSSO DAR ENTRADA ASSIM MESMO

  2. luiz jose rodrigues January 20, 2012 at 15:32 - Reply

    o que fazer ?depois de entranda no seguro desemprego e nao ter conseguido receber uma unica parcela.sendo que a entranda foi dada dia 16 de novembro de 2011 e a ate hoje nao consegui receber uma parcela.

  3. Cláudia January 25, 2012 at 09:16 - Reply

    Quando passou o dia da ultima parcela para eu receber o que faço!

  4. levi January 30, 2012 at 18:20 - Reply

    eu dei entrada no seguro desemprego e não recebi e ja faz 5 meses ,por causa dessa nova lei que enventaram ai , de a pessoa fazer entrevista uma senhora da caixa economica não emitiu uma carta que era para são paulo . e quem se deu mal foi eu , aqui no Brasil nada presta que pais é esse.

  5. Vandy February 8, 2012 at 16:01 - Reply

    Pois é LEVI eu tbem sai do meu antigo emprego em Junho e meu seguro saiu mes de dezembro esta bem enrolado depois dessa lei novaaa. Esse é o Brasil

  6. Evandro Luiz February 13, 2012 at 20:51 - Reply

    Luis Jose/Levi

    Estou na mesma situação de vcs dei entrada no seguro desemprego em 13 dezembro 2012 e quando fui receber não estava liberado,já fui ao ministerio do trabalho por 3 vezes e nada só estou gastando dinheiro que não tenho,se fosse epoca de eleição com certeza o beneficio ja teria sido pago,quanbada de mercenarios

  7. MARCIO EMILIO DA SILVA February 16, 2012 at 11:52 - Reply

    Bom dia,

    Dei entrada no meu seguro desemprego e tenho direito a 05 parcelas, como fique desempregado e já estou proximo a me aposentar, comecei a pagar o meu INSS, como autonomo no codigo 1406, só que com este pagamento o INSS foi bloqueado as minha parcelas, fui orientado pelo SINE á recocrrer junto ao Ministério do Trabalho, e já fazem +- 03 meses e não recebo nada, continuo desempregado e sem receber o que tenho direito, pergunto como fica minha situação já que sou pai de familia e não tenho outras rendas.
    Se alguem tiver um solução que possa me orientar eu agradeço.

    Sds, Márcio Emilio da Silva

  8. Tâmara February 16, 2012 at 21:28 - Reply

    Não consigo receber meu benefício, o q devo fazer? Só recebi 2 parcelas faltam 3, q estão atrasadas, o q faço?

  9. CLEIDIANA March 9, 2012 at 09:54 - Reply

    Tem 07 meses que não recebo meu seguro desemprego,entrei com um recurso dia 29 de julho de 2011 e nada,ja fui no mte 05 vzs e ninguem sabe resolver nada,não sei o que faço mais estou desempregada e com contas atrasadas para pagar.por favor me dem um parecer de alguma forma,alguma noticia………..LIBEREM ESSE DINHEIRO PELO AMOR DE DEUS………………….

  10. celia maria sales March 9, 2012 at 12:46 - Reply

    gostaria de saber se posso receber meu segura desemprego hoje pq o dia e dia 10 mais caiu no sabado sera que posso receber hoje

  11. Moises de Lima March 11, 2012 at 02:07 - Reply

    ja faz um bom tempo que estou desempregado tenho dois filhos e pago aluguel e prestaçao do meu carro e ate hoje nao arrumei um emprego e minhas contas nao esperam gostaria que voceis do governo que ganhao muito dinheiro dinheiro que voceis nao conceguem gastar nesse momento pergunto a voceis seus filhos estao precisando de algo que voceis nao possao dar alimento ou algo parecido nao aqui em casa esta quase assim dependemos infelismente deste beneficio que para muitos tornase um maleficio fiquem com DEUS pois voceis precisao d++++++++++.

  12. narly pereira dos santos March 15, 2012 at 12:34 - Reply

    narly estou sem receber omeu seguro desemprego porqeu estou pagando inss automo como desepredo esta bloqeado a utima parcela oque devo fazer

  13. narly pereira dos santos March 15, 2012 at 12:54 - Reply

    ja recori recurso 801 estou pagando inss como desempregado facultativo por isso esta bloqeado

  14. sergiolins March 17, 2012 at 22:40 - Reply

    eu recebi a ultima parcela do seguro desemprego em março de 2011 e ja se passaram 1 ano e 1 mes que estou trabalhando em outra empresa e gostaria de saber se ja tenho direito de receber as parcelas do seguro neste ano de 2012

  15. marcela March 19, 2012 at 14:20 - Reply

    estou na mesma kero resebe a utima parcela?nao estamos em epoca de eleisao

  16. jany March 20, 2012 at 14:04 - Reply

    como faço pra saber se o valor da minha primeira parcela ja esta liberada?aonde moro não tem caixa economica.

  17. brenda April 2, 2012 at 19:24 - Reply

    cabei de receber o seguro em 05/07/2011 minha carteira foi assinada 02/08/2011 fui demitida 12/04/2012 tenho direito no seguro desemprego

  18. Deise April 6, 2012 at 23:40 - Reply

    Oi, eu trabalhei em uma empresa dois anos e quatro meses e fui despedida, consegui trabalho em outra empresa mas fiquei apenas um mês, eu tenho direito a seguro desemprego e quantas parcelas?

  19. paulo augusto dos santos farias April 15, 2012 at 23:32 - Reply

    oi oque que eu para requre a ultima parsela do seguro era para o dia 05-4-2012 ate hoje nao recibi cba-15-4-2012