Senac Gratuidade RJ – Dicas e Inscrições

O que é 0

Senac Gratuidade ou Programa Senac Gratuidade (PSG), é um programa do Senac voltado a destinação de bolsas de ensino para aqueles que precisam e necessitam fazer um curso do senac e não tem condições financeiras.

O que é o programa Senac Gratuidade (PSG – RJ)?

O Programa Senac Gratuidade Rj é um programa que tem a intenção de promover a inserção de pessoas de baixa renda nos cursos oferecidos pela instituição de ensino Senac. Promovendo, assim, a inclusão social das pessoas possibilitado a construção de uma sociedade mais justa e estável. Desde o ano de 2009 o Senac Gratuidade Rj oferece vagas gratuitas para cursos de educação profissional; os cursos abrangem desde a formação inicial ao nível técnico; para os brasileiros, o curso é 100% gratuito.

Como funciona o Senac Gratuidade Rj?

O Programa Senac Gratuidade está presente em todo o Brasil, além de nas unidades do Rio de Janeiro, atingindo assim, o maior número de pessoas carentes espalhadas pelo território brasileiro. Através de jornais, revistas, Internet e outros meios de comunicação como rádios, o Senac avisa à população dos cursos disponíveis no PSG.

Todos podem participar do programa (Senac Gratuidade Rj)?

O Programa Senac Gratuidade, assim como o Senac Gratuidade Rj, foi criado para as pessoas de baixa renda e tem a intenção de promover a inserção dessas pessoas na educação e por consequência no mercado de trabalho. As vagas são concedidas àquelas pessoas que têm uma renda familiar baixa, ou seja, ganham, até, dois salários mínimos, no máximo. (a equiparação deve ser feita considerando o salário mínimo federal.) Os alunos desse curso devem estar frequentando a escola ou já terem concluído e comprovarem mediante apresentação dos documentos emitidos pela escola onde estudou; tanto empregados como desempregados, também, podem participar do programa. ? Alunos que trabalham têm prioridade na seleção das vagas.

Qual o critério para desempate, caso ocorra?

O desempate ocorrerá nas formas do regimento do programa de acordo com a seguinte ordem e critério baseados no índice do PSG:

1º – menor renda per capita;

2º – ser aluno da educação básica e trabalhador;

3º – ser aluno da educação básica;

4º – ser egresso da educação básica;

5º – ser trabalhador desempregado;

6º – ser trabalhador ;

7º – ser pessoa com deficiência;

8º – ser egresso do Programa de Aprendizagem ou de outro programa gratuito oferecido pelo Senac;

9º – candidato mais idoso;

10º – ordem de inscrição.

Critério do PSG para desempate de candidatos

  • renda familiar bruta (soma-se a renda total da família que vive na mesma casa que o candidato, incluindo a dele);
  • se o candidato possui algum tipo de deficiência;
  • se ele é dependente ou arrimo de família;
  • se é aluno da educação básica (egresso ou matriculado);
  • sua condição de trabalho (empregado, desempregado ou candidato a primeiro emprego);
  • se já foi aluno do Programa Aprendizagem ou de outro programa gratuito do Senac;
  • quantidades de membros familiares.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »