Sinonímia – Conceito e exemplos

O que é 0

Não é difícil entender o que é a sinonímia. Apesar do nome parecer um pouco complicado em um primeiro momento, seu conceito é bastante simples de entender. A sinonímia é uma das divisões da semântica. Tudo bem, mas o que é semântica? Vamos lá. A semântica é uma área da gramática que se preocupa com os significados das palavras. Este é um assunto exclusivo da semântica na gramática da língua portuguesa. A semântica pode ser dividia ainda em três campos de estudo. A sinonímia, a antonímia e também a polissemia. Os três são muito interessantes, entretanto, neste texto vamos nos focar apenas no estudo da sinonímia, ok?

A sinonímia é, portanto, uma destas divisões da semântica na gramática da língua portuguesa. Ela procura estudar as palavras que são sinônimos. Ou seja, palavras que, apesar de serem escritas de forma totalmente diferente, possuem o mesmo significado ou apenas possuem um sentido bem parecido. Você usa muito a sinonímia no seu dia a dia. Com certeza. Quer ver alguns exemplos?

Exemplo de sinonímia

Exemplo 1) A menina rejeitou impetuosamente ao cargo de gerente na loja de sapatos.

Exemplo 2) A garota renunciou veementemente ao cargo de gerente na loja de sapatos.

Exemplo 3) A mocinha recusou energicamente ao cargo de gerente na loja de sapatos.

Nestas três fases queremos dizer a mesma coisa. E dá para entender bem o que está sendo dito. Resumindo, as três frases querem nos fazer entender que a menina não quis aceitar o cargo de gerente na tal loja de sapatos. Porém, veja bem, você consegue destacar quais são os casos de sinonímia nestas frases? As palavras, menina, garota e mocinha querem dizer a mesma coisa, não querem? Todas elas se referem a alguém jovem do sexo feminino. Isto é um caso de sinonímia.

Outro caso de sinonímia existe também entre as palavras rejeitou, renunciou e recusou. Estas três palavras querem dar a entender que o cargo não foi aceito pela menina. As três palavras possuem mais ou menos o mesmo significado, não é mesmo? Pois é, mais um caso de sinonímia.

E ainda existe um outro caso de sinonímia nestas três frases. Por exemplo, com relação as palavras impetuosamente, veementemente e energicamente. Nos três casos as palavras querem nos passar a noção de que a recusa ao cargo de gerente foi feito de forma forte, firme, de modo intenso. Bem, as três palavras remetem a isto, portanto, mais um caso de Sinonímia. Entendeu?

Termos de Busca:



Deixe um Comentário »