Sistema Respiratório – Composição e Função

O que é 0

O Sistema Respiratório humano é composto por dois pulmões e ainda por outros órgãos que levam o ar a eles. São as fossas nasais, boca, faringe, laringe, traquéia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos, esses três estão nos pulmões. É importante conhecer a função de cada unidade para entender como tudo ocorre no corpo.

As fossas nasais são duas cavidades que se iniciam nas narinas e terminam na faringe. São separadas por cartilagem, o septo nasal. No teto das fossas, há células especializadas em sentir cheiros e a função delas é filtrar, umedecer e aquecer o ar. A faringe é comum aos sistemas digestório e respiratório e tem ligação com a boca e com as fossas nasais. O ar capturado pelas narinas ou pela boca passam pela laringe para depois chegar à faringe.

A laringe é como um tubo presente no Sistema Respiratório que possui na sua estrutura peças de cartilagem articuladas e ela está na parte de cima do pescoço, como uma continuação da faringe. A glote é a entrada desse tubo e acima da glote existe a epiglote que fecha e abre conforme a passagem de alimento. Ela fecha para que ele não entre nas vias respiratórias. Também semelhante a um tubo de 1,5 cm de diâmetro por 10 a 12 centímetros de comprimento, a traquéia é composta por anéis cartilaginosos e ela faz uma bifurcação na parte debaixo, dando origem aos brônquios. Esses entram nos pulmões.

Trocas Gasosas Realizadas Pelo Sistema Respiratório

Os pulmões são órgãos esponjosos, com cerca de 25 cm de comprimento e possuem uma membrana chamada pleura. É neles que os brônquios vão se ramificando até dar origem aos bronquíolos. O grupo de bronquíolos se chama árvore brônquica ou árvore respiratória. Cada bronquíolo tem no seu fim minúsculas bolsas compostas por células epiteliais recobertas por capilares sangüíneos, mais conhecidos como alvéolos pulmonares, onde há as trocas gasosas.

O Sistema Respiratório engloba órgãos que fazem as trocas gasosas do corpo dos animais com o meio externo, fazendo então a obtenção necessária de oxigênio ao funcionamento do organismo. Ele varia conforme a espécie de cada grupo. Nos animais vertebrados e que são terrestres existem basicamente dois pulmões e os outros órgãos que já citados nos parágrafos acima, mas os aquáticos possuem as brânquias e nos artrópodes, as traquéias. Em plantas e esponjas não há um sistema complexo de respiração exatamente, mas as trocas gasosas são mantidas por meio de células do organismo com o ambiente externo.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »