Sistema urinário – Órgãos e funções

O que é 0

Quando bebemos muita água e sentimos aquela vontade bem forte de fazer xixi, é porque nosso sistema urinário está funcionando e precisa eliminar os materiais que são inúteis ao organismo, através da urina. Hoje vamos falar a respeito do sistema urinário, um importante sistema para o funcionamento do nosso organismo e que merece alguma atenção especial.

O Sistema urinário é todo o conjunto de órgãos que estão diretamente ou indiretamente envolvidos com a produção, depósito ou eliminação da urina; são vários os órgãos que formam esse sistema, cada qual com uma função específica que é essencial ao bom funcionamento geral do organismo. São eles os: rins, bexiga, uretra e ureteres; iremos falar um pouco a respeito de cada um desses elementos fundamentais para compreender o sistema urinário humano:

Órgãos fundamentais do Sistema Urinário

  • Os Rins: são especialistas em filtrar o que já não é necessário no sangue humano; através do sistema sanguíneo, os rins vão filtrando o sangue que passa por esse órgão e vão acumulando essas substâncias que serão eliminadas.
  • A Bexiga: esse órgão funciona como grande armazenador da urina, é nele que ela se deposita até chegar a hora de ser eliminada do corpo.
  • A Uretra: é o canal por onde a urina irá passar até chegar ao lado de fora do organismo humano.

O sistema urinário serve para filtrar as impurezas dos nossos organismos; eliminamos diversas substâncias através da urina, o que é fundamental para o bom funcionamento do corpo humano. No entanto, devemos atentar para a necessidade de tomar bastante líquido para facilitar o processo de eliminação dessas substâncias. Podemos medir de forma relativa a quantidade de água que estamos ingerindo de acordo com a coloração da urina; se estivermos expelindo uma urina muito escura, é sinal de que precisamos ingerir mais água.

Manter o sistema urinário funcionando perfeitamente é fundamental para qualquer um, por isso, manter o hábito de tomar bastante água ao longo dos dias é mais do que essencial. Não se pode exagerar nas quantidades, tome um copo de água a cada duas horas e terá uma quantidade relativamente suficiente para o seu corpo; mantendo esse hábito você irá evitar doenças como as pedras no rim , por exemplo. Essas pedras ocorrem quando há uma acumulação de minerais nos rins, pode ser combatida com a ingestão de bastante água; nesse caso, é muito melhor prevenir do que remediar, sem dúvidas.

Termos de Busca:

Leia Também:



Deixe um Comentário »