Site TJSP – www.tjsp.gov.br

O que é 1

Lemos ou ouvimos, quase todos os dia, notícias a cerca de órgão públicos e governamentais, dentre os quais está o Tribunal de Justiça de São Paulo, o TJSP. No entanto apesar de sempre ouvirmos ou lermos algo a respeito, poucos de nós sabem exatamente o que é, como e quando foi criado, quais as funções, de maneira geral, a história do Tribunal de justiça de São Paulo. Então, é bastante válido para nós que não exercemos nenhuma atividade profissional jurídica e, portanto, não estamos familiarizados com o órgão, conhecermos um pouco mais sobre o mesmo. Sendo assim, vamos abordar de modo breve a história do TJSP.

O órgão foi criado há muito tempo, ainda em 1874, com um nome diferente do atual, era denominado Tribunal da Relação de São Paulo e Paraná, pois antigamente, antes de se tornarem Estados, São Paulo e Paraná eram quase que uma única província. A organização do antigo órgão também era bem diversa da atual devido a baixa demanda de processos, sendo necessário apenas 7 desembargadores, responsáveis por julgarem as causas de segunda instância, uma vez que as de primeira eram julgadas pelo Tribunal de relação do Rio de Janeiro, antiga capital do Brasil.

Com o passar do tempo Paraná foi elevado à condição de província, separando-se da de São Paulo, o que proporcionou, 20 anos mais tarde, a criação do Tribunal de Justiça de São Paulo. Desde sua criação as atividades atribuídas a esse órgão cresceram e hoje, o TJSP é composto por 360 desembargadores, entre outros cargos jurídicos, além de representações do Direito criminal, Direito Público e Direito Privado.

Serviços do Site TJSP

Através do site oficial do TJSP – http://www.tjsp.jus.br/ – você pode consultar processos, conferir despesas processuais, informar-se sobre a autorização de viagens de menores (crianças e adolescentes), entre outras coisas. Além dessas informações bastante úteis, o TJSP apresenta serviços como:

  • Conferência de Certidão
  • Conferência de Doc. Digital
  • Consulta de Validade de Selos e Documentos
  • Execução Fiscal
  • Juizado Itinerante
  • Leilão Eletrônico
  • Ouvidoria Judicial
  • Plantão Judiciário

Caso você necessite de alguns desses serviços, o endereço do Tribunal de Justiça de São Paulo é: Palácio da Justiça – Praça da Sé, s/n – São Paulo – SP – CEP 01018.010. Outras informações úteis estão disponíveis no endereço eletrônico: http://www.tjsp.jus.br/EGov/Segmento/Cidadaos/Default.aspx?f=2.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »



1 Comentário »

  1. luciana aparecida neves March 28, 2012 at 13:00 - Reply

    minha mãe já faz 7anos que está nas mãos de advogado e não consegue aposentar ela eles nega então ela tem direito como todos cidadão brasileiro que contribuiu,em aposentar por idade porque ela já tem 61anos eu não estou conseguindo entender porque estão negando e também ela teria todo o direito de receber os atrasados,mais tudo não está dando certo se existe uma justiça que ajudem as pessoas pobres,honesta humilde e trabalhadora por favor nós ajude a resolver esse problema desde já muito obligado e que deus abençõe todos vocês anteciosamente luciana