Suíça – Berna, Zurique e Genebra

O que é 0

A Suíça é um país situado na Europa Central e que faz fronteiras com importantes países europeus, sendo estes a Alemanha ao norte, a Itália ao sul, a França a oeste e a Áustria e Liechtenstein a leste. Dessa forma, a Suíça não apresenta uma costa marítima e o seu relevo é alto, sendo formado pela cadeia montanhosa chamada Jura, pelo Planalto Suíço e pelas cordilheiras conhecidas com Alpes, um importante ponto turístico da Suíça. O território suíço possui uma área de 41.285 quilômetros quadrados.

Informações Gerais da Suíça

Por apresentar fronteira com vários países, na Suíça são falados oficialmente quatro idiomas, sendo eles o alemão, o francês, o italiano e o romanche. A capital nacional é Berna, porém a cidade mais populosa é Zurique.

A população estimada da Suíça em 2010 foi de 7,8 milhões de habitantes, ocupando a 94º colocação entre os países mais populosos. A densidade demográfica do país é de 186 habitantes por quilômetro quadrado, o que faz da Suíça o 61º país mais povoado.

O Produto Interno Bruto (PIB) total da Suíça foi estimado em 2011 em 321,898 bilhões de dólares, sendo o 37º maior PIB do mundo. A renda per capita na Suíça é a sétima maior do mundo e corresponde a 45.265 dólares. A Suíça não adotou o euro como a sua moeda oficial, sendo esta o franco suíço.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Suíça é bastante elevado e corresponde a 0,903, o qual ocupa a 11º posição entre os maiores índices do mundo. A expectativa de vida é a quarta maior e corresponde a 81,7 anos de idade. A porcentagem de alfabetização da Suíça é elevada e 99% da população suíça é alfabetizada.

As cidades para se conhecer na Suíça

  • Berna é a capital da Suíça, porém possui como característica principal a tranquilidade. Além de lojas e restaurantes, são encontrados intactos prédios da era medieval que não devem deixar de ser conhecidos. Ainda, a casa onde viveu Albert Einstein, o mais conhecido físico e autor da Teoria da Relatividade, é aberta a visitação pública e vale a pena ser visitada.
  • Zurique não deve deixar de ser conhecida. A cidade apresenta várias opções de programas noturnos, de cultura, de gastronomia, além de ser um ótimo local para se fazer compras.
  • Genebra é uma cidade pequena, com 185 mil habitantes, mas que mesmo assim é considerada uma metrópole, sendo dessa forma a menor do mundo. Estão presentes em Genebra vários museus, como o da Cruz Vermelha e o Internacional da Reforma. Além dos museus, são encontrados bons restaurantes e lojas exclusivas.

Leia Também:

Deixe um Comentário »