Tabela Periodica Completa

O que é 0

Na escola você talvez já tenha se perguntando, por que eu preciso aprender sobre tabela periódica completa? Vou usar isso na minha vida para que? Para responder a essas e outras perguntas vamos entender melhor qual a finalidade de uma tabela periódica e para o que servem os símbolos na vida do ser humano. Vamos lá!

O que é um elemento químico? Talvez você não saiba, mas um elemento químico é um conjunto formado por átomos que possuem o mesmo número de prótons em seu núcleo, em outras palavras o mesmo número atômico ( Z) Cada um desses elementos tem uma nomenclatura como o OURO que tem o símbolo AU e o MÉRCURIO é o HG. A tabela Periódica traz uma enorme variedade de elementos químicos.

Divisão dos Elementos da Tabela Periódica Completa

1. Elementos Naturais: Os que são encontrados na natureza: Ferro, Cobre, Ouro, entre outros

2. Elementos Sintéticos: São os átomos criados artificialmente ou em laboratórios, o processo de criação desses elementos é conhecido como síntese.

Todos os elementos químicos possuem um número de atômico, massa atômica, ponto de fusão ( PF ) e ponto de ebulição ( PE ). O total de elementos é 118 sendo que 80 deles são elementos naturais e o restante são produzidos de forma artificial. Eles são divididos em uma tabela que é chamada de tabela periódica completa e seguem uma ordem crescente por seus números atômicos e de acordo com a semelhança de suas propriedades

Símbolos dos Elementos Químicos

O homem sempre criou símbolos para facilitar a comunicação entre os indivíduos, para identificar os elementos químicos de forma mais prática e rápida foi criada a tabela periódica. Os Alquimistas, por exemplo, representavam o ouro pelo símbolo do Sol e a prata pelo símbolo da Lua.

Nos dias de hoje, os símbolos da tabela periódica completa seguem critérios universais, o que permite que um elemento químico da Tabela Periódica ou uma placa de não fume seja identificado por qualquer pessoa do mundo, independente da língua ou alfabeto. Em outras palavras, os símbolos passaran a ser uma linguagem completa e de fácil entendimento universal.

O padrão adotado para a escolha da simbologia é sempre baseado no nome do elemento em latin com sua letra inicial em maiúscula, seguido, se houver necessidade, de uma segunda letra, dessa vez minúscula. Por exemplo, o símbolo do Cálcio é Ca justamente porque já existia outro elemento com o símbolo C, no caso o Carbono.

Bons estudos!

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »