Teorema de Pitágoras – Definição e Curiosidades

O que é 0

A matemática é uma ciência que possui diversos mistérios, no entanto, quando conseguimos dominá-la, os resultados são encantadores e criamos um verdadeiro amor pela matéria. Todo o conhecimento que temos hoje em relação à matemática, se deu devido aos estudos de muitos e muitos cientistas que dedicaram a sua vida à descobertas matemáticas. Nesse artigo falaremos sobre um dos principais teoremas da matemática, que é utilizado em diversas aplicações e revolucionou a quantificação dos triângulos retângulos, vamos falar sobre o Teorema de Pitágoras.

O Teorema de Pitágoras, nada mais é do que uma relação matemática entre os três lados de qualquer triângulo retângulo, ou seja, uma sistematização através de quantificação para se descobrir as propriedades de um triângulo; a frase conhecida como Teorema de Pitágoras é a seguinte e explica o funcionamento da relação matemática: em qualquer triângulo retângulo, o quadrado do comprimento da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos comprimentos dos catetos.

Aplicações do Teorema de Pitágoras

Exemplificando, o Teorema de Pitágoras serve para você conseguir relacionar os diferentes lados de um triângulo retângulo, a partir de uma fórmula. Em linguagem matemática e simbólica, o Teorema de Pitágoras pode ser escrito da seguinte maneira: [ c ² = b ² + a ² ].

Utilizando o Teorema de Pitágoras, os antigos conseguiam calcular áreas e distâncias; dessa forma, foram elaborando cada vez mais as relações dos poliedros até chegar no nível de conhecimento que temos nos dias de hoje. O Teorema de Pitágoras tem uma relevância fundamental para a Geometria dentro da matemática; ele serve ara diversas relações geométricas. Isso, pois o Teorema de Pitágoras é aplicado a triângulos e os diferentes polígonos podem ser divididos em triângulos. É o caso do quadrado, por exemplo; se unirmos dois vértices do mesmo com uma linha, teremos dois triângulos que podem ser calculados através do Teorema de Pitágoras.

Pitágoras realizou estudos que trouxeram imensos benefícios para a Matemática e principalmente para a Geometria; seus estudos foram sendo abordados e desenvolvidos por muitos outros matemáticos ao longo da história. Não é atoa que Pitágoras é um dos matemáticos mais respeitados e conceituados de toda a história, a contribuição dos seus trabalhos para a ciência como um todo é imensa. O Teorema de Pitágoras veio para solucionar diversos problemas matemáticos de forma simples, através de uma fórmula que não necessita de grandes habilidades para ser utilizada, o que é outra vantagem do Teorema de Pitágoras.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »