Texto literário e não literário – Quais as diferenças?

O que é 0

É bastante importante ter em mente a diferença entre texto literário e não literário. São algumas as características que dão conta desta diferenciação. Os textos literários podem ser, por exemplo, poemas, romances, crônicas, novelas, peças de teatro e contos. Já os textos não literários são aqueles que possuem uma linguagem comum. Uma linguagem empregada de forma denotativa. Os textos não literários são, por exemplo, textos em informativos, textos jornalísticos, textos em revistas de culinária, textos científicos ou manuais de instrução.

Características do texto literário e não literário

Para saber a diferença entre texto literário e não literário é importante reparar a função predominante no texto em questão. Por exemplo, o texto quer passar uma informação do modo mais objetivo possível. Quer passar uma informação levando em conta teorias, estudos e há um compromisso com a verdade acima de tudo. Neste caso o texto será, certamente, não literário. Mesmo que, durante a elaboração deste texto em questão o autor tenha se utilizado de recursos estilísticos de expressão ou tenha se utilizado de alguma figura de linguagem, por exemplo, o texto continua sendo não literário, pois há um compromisso em se passar uma informação da forma mais certa possível.

O texto literário, por outro lado, não tem um compromisso tão forte com a verdade. Não há também um compromisso com a realidade que conhecemos. Tudo pode acontecer em um texto não literário. As pessoas podem voar, as vacas podem falar e os carros podem adquirir vida, por exemplo. Isto já não poderia acontecer em um texto não literário, pois, neste caso, há sim um compromisso com a verdade. Os textos literários possuem uma carga emocional. Muitas vezes expressam o interior daqueles que escrevem seus textos. Pode haver uma linguagem bastante subjetiva e se faz o uso de diversos recursos estilísticos e de figuras de linguagem. Estes textos literários são muitas vezes feitos com o intuito de emocionar o público. Utiliza-se muito a linguagem poética. Esta é basicamente a diferença entre texto literário e não literário.

Assim, pode-se perceber que os textos literários são mais poéticos e subjetivos, enquanto que o texto não literário já é mais direto e objetivo. Espero que vocês tenham conseguido entender as diferenças entre texto literário e não literário. Não é muito complicado, pois, ambos fazem parte do nosso dia a dia. É só uma questão de prestar atenção para poder se classificar da forma correta. Viram só como é fácil?

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »