Tipologia Textual – Conceito e Definições

O que é 0

Ao produzirmos um texto devemos tomar os devidos cuidados com a gramática, coesão, coerência, argumentação, entre outros elementos que um texto bem escrito deve apresentar. No entanto, apenas esses cuidados não são suficientes: antes de mais nada, devemos adequar nossa escrita com o tipo de texto, ou seja, cada Tipologia Textual apresenta um modo característico de escrita, que é justamente o que vai possibilitar a diferenciação de um texto do outro. Portanto devemos adequar o modo de escrita à Tipologia Textual correspondente.

Para ficar mais claro vamos dar exemplos. Você não pode escrever um texto informativo, como uma notícia de jornal, do mesmo modo que escreve uma pesquisa científica, ou uma dissertação do mesmo modo como escreva uma receita de culinária.Então quando dizemos que se faz necessário adequar a escrita à Tipologia Textual, é justamente porque se ambas não estiverem em consonância a informação, a mensagem ou o conteúdo do texto, não será devidamente apresentado e o entendimento do mesmo será prejudicado.

Divisões da Tipologia Textual

Quando falamos Tipologia Textual, não queremos dizer mais do que os vários tipos de textos existentes, que correspondem a 6, são eles: Narração, Descrição, Dissertação, Exposição, Informação e Injunção. Vamos então à explicação breve de cada um.

1. Narração: é o ato de contar um fato, fictício ou não, uma história. Apresenta os personagens inseridos em um tempo e um espaço, e normalmente o tempo verbal predominante é o passado.

2. Descrição: é quando se faz um retrato de um lugar, de uma pessoa, de um animal, ou seja, você vai construindo a imagem que você quer passar a partir do momento que você vai adicionando características a ela e, conseqüentemente,lhe dando vida e forma.

3. Dissertação: é escrever de forma argumentativa sobre determinado tema, discorrendo sobre ele de forma embasada, justificada e exemplificada.

4. Exposição: Apresenta informações sobre assuntos, expõe ideias; explica, avalia, reflete, sem precisar defender uma idéia e sustentá-la através dos argumentos.

5. Informação: é o tipo de texto jornalístico, que informa o leitor de algum fato

6. Injunção: é aquele escrito de forma imperativa, característicos das receitas de culinária, que indica como realizar determinada ação.

Sendo assim, é imprescindível ao realizarmos a produção textual, ficarmos atentos às tipologias textuais, de modo que a mensagem consiga ser transmitida com êxito.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »