Toxoplasmose – Sintomas

O que é 0

Quando falamos sobre nossa relação com animais de estimação, devemos levar em conta, além da agradável companhia dos bichinhos, as doenças que os mesmos podem nos transmitir. A Toxoplasmose é uma doença associada geralmente a gatos, no entanto, pode ter outros animais como vetores dispersores da mesma,;ou seja, os animais em si não são afetados pela doença, no entanto é por meio deles que ocorre a transmissão, sendo necessário o maior cuidado com nossos amigos.

Toxoplasmose – Transmissão, Sintomas e Tratamento

A Toxoplasmose é causada pelo contato com ovos de um protozoário. Protozoários são pequenos parasitas, o que causa a Toxoplasmose é conhecido cientificamente como Toxoplasma gondii; sua transmissão pode ocorrer através do gato. Os gatos são portadores da Toxoplasmose, pois esse tipo de protozoário costuma ser encontrado nas fezes do animal, ou seja, pode ser espalhar por todos os lugares onde o bichano andar, sendo um enorme risco para todos que têm contato (direto ou não) com o felino.

Boa parte dos seres humanos infectados pelo protozoário da Toxoplasmose não apresenta sintomas sérios; muitas vezes o paciente com o parasita pode apresentar febre, tosse, dor nos gânglios, enfim, uma diversidade de características que se enquadrariam numa gripe e não numa infestação por protozoário. Por isso, a visita regular a um médico, com frequência relativa de exames gerais, pode ser todo o diferencial para evitar esses tipos de doença.

O seu gato não apresentará sintomas da doença; como dito anteriormente, o felino é apenas um vetor de transmissão dos ovos do protozoário, através de suas fezes. Como seu gato pode estar aparentemente saudável, a Toxoplasmose é uma doença que demanda medidas preventivas sérias, ou seja, manter com certa frequência as visitas a um médico veterinário.

A Toxoplasmose ainda pode ser transmitida através da ingestão de carne contaminada; o animal abatido poderia estar infestado pelos ovos do protozoário, transmitindo aos seres humanos. Verduras e legumes mal cozidos também podem conter ovos do protozoário causador da Toxoplasmose, ou seja, o cuidado com os alimentos, uma lavagem e cozimento adequados são condições fundamentais para se manter longe da Toxoplasmose e outras doenças causadas por parasitas do corpo humano.

Como a Toxoplasmose é difícil de ser eliminada do corpo, geralmente ela continua parasitando o organismo humano, podendo retornar a infestação quando o sistema imunológico do paciente tiver uma baixa. Para evitar o contágio, basta tomar cuidados com higiene pessoal e realizar o tratamento adequado em relação aos alimentos; além de tomar cuidado com seus gatos, levando-os sempre ao médico veterinário, evitando assim a Toxoplasmose e outras diversas doenças.

Termos de Busca:

Leia Também:



Deixe um Comentário »