Trigonometria – Conceito e Importância

O que é 0

Trigonometria é uma palavra de origem grega. Trigonon = triângulo e metron = medida. Acredita-se que esse estudo surgiu com o astrônomo Hiparco de Nicéia, (após 190 a.C) que criou a Trigonometria para prever os movimentos dos astros e eclipses, tornando também possível a criação de calendários um pouco mais precisos. Assim sendo, a astronomia impulsionou a Trigonometria e seus estudos em torno dos triângulos.

Trigonometria é uma parte da matemática onde os objetos de estudo são as relações entre os comprimentos de um triângulo retângulo (triângulos com ângulos de 90 graus). O estudo da Trigonometria também aparece nos campos de geometria, das ciências naturais e da matemática pura. Esse estudo surgiu para resolver problemas práticos relacionados com a Astronomia e a navegação. Isaac Newton e Leidniz criaram o Cálculo Diferencial e Integral que recebeu moldes definitivos no cenário matemático e também em outras ciências, como física, geografia, cartografia, biologia, medicina, navegação e outras.

Aplicações da Trigonometria

No currículo básico brasileiro, esse é um assunto ensinado dentro da matéria de matemática, no ensino médio (colegial). Alguns dos assuntos aprendidos por alunos do ensino médio são: Trigonometria sobre triângulos retângulos, circunferências, relações trigonométricas, mudança de quadrantes, fórmulas e transformações, funções circulares, equações trigonométricas, entre outras.

A Trigonometria pode ser utilizada e aplicada em diversas situações. Dentre elas, na medição de alturas de casas, prédios, torres, árvores, na medição da distância entre a Terra e a Lua, na medição da largura e comprimento de rios, na medição de alturas de montanhas e rochas e etc.

As funções básicas da Trigonometria são as das relações entre as medidas do triângulo retângulo. As funções básicas e mais importantes são: tangente, seno e cosseno.

O Teorema de Pitágoras (c² = a² + b²) ligado diretamente com a Trigonometria, é a relação matemática entre os três lados de qualquer triângulo retângulo, ou seja, é através dele que são desenvolvidas as fórmulas. Em geometria, afirma-se que “Em qualquer triângulo retângulo, o quadrado do comprimento da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos comprimentos dos catetos.”

Hipotenusa é o lado oposto ao ângulo de 90 graus e catetos são os dois lados restantes.

Trigonometria na Física.

As funções da Trigonometria (seno, cosseno e tangente) estão presentes em vários ramos da física e auxiliam nos cálculos com relação à dinâmica, à óptica, à cinemática, ente outros. Sendo assim, matemática e física sempre caminharam juntas com objetivos de ampliar pesquisas científicas e fornecer novos conhecimentos.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »