Urticária

O que é 0

Quando falamos de urticária, lembramos logo daquelas semanas de coceira sem fim, que não nos deixam em paz. Essas coceiras localizadas em manchas avermelhadas nos atrapalham muito, não é mesmo? Apesar da Urticária ter um único sintoma, que seria a vermelhidão em áreas da pele, acompanhada de uma forte coceira, que nos deixa extremamente irritados, devemos levar em conta que elas podem aparecer pelos mais diversos motivos, que muitas vezes não têm relações próximas uns com os outros.

Principais Causas da Urticária

As Urticárias são um tipo de erupção cutânea e têm esse nome, pois seus sintomas se assemelham à do contato da pele humana com as folhas de Urtiga, uma planta que conhecemos pelo poder de causar forte alergia em nossa pele, a tornando vermelha e irritada. Dentre os diversos motivos que podem levar a um quadro clínico de Urticárias, encontramos principalmente: O contato de forma direta com substâncias químicas que podem vir a causar alergia em nossa pele; pode ser causada também como resposta à ingestão de um alimento ou medicamento, através da Urticária, o corpo humano manifesta sua resposta imunológica em relação a essas substâncias ingeridas; as Urticárias podem ser causadas também por sobrecarga de estresse. De estresse? Isso mesmo! Diversos casos de vermelhidão cutânea e forte coceira estão atrelados à alta taxa de estresse dos pacientes, essa taxa elevada faz com que o sistema imunológico do indivíduo perca seu vigor, expondo o mesmo ao surgimento desse tipo de sintoma.

Podemos dizer que a Urticária, como manifestação clínica, tem uma principal causa: a liberação de substância histamínica no tecido vivo da pele, essa substância atua como alérgico de defesa do nosso organismo, sendo um forte defensor de nosso sistema. A Urticária pode aparecer no caso de infecções que são causadas por vírus; há casos registrados de pacientes com Hepatita A, B ou C, com quadro clínico de Urticária de curto prazo, como resposta imunológica à infecção. A alimentação também pode estar ligada à Urticária, muitas vezes alguns alimentos nos causam uma reação alérgica, aparecendo logo as manchas vermelhas em nossa pele; devemos lembrar também que verminoses como o Bicho Geográfico podem causar quadros semelhantes.

Se você apresenta um quadro de vermelhidão e coceira em alguma região de sua pele, deve procurar a ajuda de um profissional médico; o mais indicado no tratamento dessas doenças seria o Dermatologista, geralmente as causas da Urticária são facilmente tratadas, no entanto, a opinião de um profissional é essencial para que não ocorram complicações em relação à Urticária.

Termos de Busca:



Deixe um Comentário »