Usina Nuclear – Funções e Riscos

O que é 0

Atualmente, cada vez mais ouvimos falar a respeito de diferentes opções de matriz energética para os países do mundo. No Brasil, utilizamos as Usinas Hidrelétricas para adquirir energia, em outros países, é mais comum contar com o sistema de abastecimento caracterizado pelas Usinas Nucleares. Nesse artigo falaremos um pouco a respeito dessas usinas, como funcionam, suas vantagens e desvantagens, dessa forma você ficará por dentro de tudo a respeito da energia elétrica obtida através da radiação.

As Usinas Nucleares funcionam à base de materiais radioativos. Elas utilizam materiais como Urânio enriquecido, para gerar energia elétrica; o sistema funciona de forma relativamente simples: o urânio enriquecido é utilizado para aquecer uma caldeira com água, essa água produz um vapor que é utilizado para mover alguns geradores da usina. Dessa forma, a Usina Nuclear utiliza Energia Radioativa para transformá-la em energia Elétrica; esse tipo de fornecimento de energia elétrica é muito comum na Europa e também em outros continentes.

Riscos da Usina Nuclear

Os riscos que oferecem as Usinas Nucleares são relativamente altos, devido à utilização de material radioativo, esse tipo de Usina é extremamente perigoso para os seres vivos que se situam próximos às mesmas. Basta observarmos o que ocorreu no Japão, onde um abalo fez com que ocorresse um imenso vazamento de radioatividade que prejudicou a vida de milhares e milhares de famílias. Essa radioatividade que pode escapar das Usinas Nucleares são um dos maiores prejuízos para os seres que vivem em volta desse tipo de instalação, não é atoa que em todo o mundo ocorrem protestos a favor da desativação desse tipo de Usina.

No Brasil, apesar de obtermos quase toda a energia elétrica a partir das usinas Hidrelétricas, possuímos duas instalações de Usina Nuclear; elas ficam na cidade de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. O problema é que essas Usinas Nucleares de Angra dos Reis é que elas produzem uma quantidade muito baixa de energia elétrica; parte, pois a própria usina se encontra em precariedade; outra, pois o Brasil não possui ainda uma qualidade de alto nível em termos de Urânio Enriquecido. As Usinas Nucleares mexem com um tipo de energia que o ser humano ainda não aprendeu a controlar, diversos são os exemplos desse fato; a radioatividade é um fator que deve ser levado em conta antes de se instalar qualquer unidade de geração de energia desse tipo e é justamente por isso que pessoas de todo o mundo estão se juntando contra as Usinas Nucleares.

Leia Também:

Deixe um Comentário »