Vesícula – Localização e Função

O que é 0

Vesícula é um termo utilizado para designar certos órgãos de seres vivos, assim como algumas estruturas celulares. Nos seres humanos temos a Vesícula biliar, as Vesículas seminais e as Vesículas sinápticas.

A Vesícula biliar é um órgão do corpo humano que possui um formato de pêra. Este órgão armazena a bile que será utilizada posteriormente no processo digestivo. Ele armazena até 50 ml de bile, entretanto, não é o responsável por sua produção. As Vesículas seminais são duas glândulas que produzem o chamado líquido seminal. Este líquido vai se misturar à secreção prostática e aos espermatozóides para formar o sêmen.

As Vesículas sinápticas são esferas bem pequeninas ligadas no final dos axônios dos neurônios. Elas são responsáveis por transmitir os impulsos nervosos através de moléculas especializadas chamadas de neurotransmissores. Um dos problemas mais comuns na Vesícula é ocorrer o acumulo de cálculos na Vesícula biliar. Estes cálculos podem varia muito de tamanho e na forma, indo desde o tamanho de um grão até o tamanho de uma pêra. Estes cálculos são formados por sais provenientes da bile. A bile é um líquido produzido pelo fígado e que é armazenado na Vesícula biliar. Ela chega até a Vesícula biliar através de condutos hepáticos e císticos. Quando depositada na Vesícula biliar, a bile permanece lá até que seja solicitada para a digestão. Assim, a Vesícula esvazia e a bile escorre através do conduto biliar para o duodeno, onde auxiliará na digestão. Ela favorece os movimentos do intestino e ajuda a absorver os nutrientes e a emulsionar as gorduras.

Grupos de maior incidência cálculos na vesícula

Os sais biliares são mais freqüentes de aparecerem em pessoas diabéticas. Também são mais freqüentes em negros e em mulheres, especialmente as que sofrem de obesidade e aquelas que já passaram por várias gestações. A ocorrência de cálculos na Vesícula também aumenta bastante nas pessoas com idade mais avançada. Os principais motivos para a formação de cálculos na Vesícula são a existência muito grande de cálcio e colesterol na bile e permanência da bile na Vesícula biliar durante muito tempo.

Normalmente, o tratamento indicado é a remoção dos cálculos da Vesícula através de cirurgia, entretanto, em alguns casos pode ser recomendado o uso de medicamentos que somente o seu médico saberá prescrever corretamente. Por isto, caso haja qualquer incomodo no seu organismo ou haja a suspeita de um problema na sua Vesícula procure um médico o mais rápido possível para dar inicio ao tratamento adequado.

Termos de Busca:

Deixe um Comentário »