Vestibular UFMG 2013 – Informações, Taxas e Inscrições

O que é 0

O vestibular UFMG 2013, assim como em todos os outros anos, abrirá suas inscrições em meados de agosto de 2012. Por isso, quem deseja estudar na Universidade Federal de Minas Gerais em 2013, já deve estar se preparando e esperando todas as informações para o segundo semestre desse ano que está por vir. Vale lembrar que as inscrições são realizadas somente através da internet e a taxa de inscrição para o vestibular UFMG 2013 pode variar de R$ 90,00 a R$ 100,00 por candidato.

O Enem e o Vestibular UFMG 2013

É muito importante frisar que apenas os candidatos que realizaram o ENEM poderão prestar o vestibular UFMG 2013. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova aplicada desde 1998 pelo Ministério da Educação do Brasil que tinha por objetivo a avaliação da qualidade geral do ensino médio de todo o país. De uns tempos para cá, esse exame começou a ser usado como acesso ao ensino superior em universidades públicas através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Nos dias de hoje, assim como ocorre com o vestibular UFMG 2013 e também o de 2012 (que já está na segunda etapa), a realização do ENEM tem sido obrigatória para o acesso a diversas faculdades públicas do Brasil. Entretanto, o Exame Nacional do Ensino Médio também passou a ser usado para os candidatos que tem interesse em conseguir bolsas de estudo para universidades particulares através do Programa Universidade para Todos, conhecido como ProUni.

Nesse processo seletivo da Universidade Federal de Minas Gerais, muitas mudanças ocorreram na avaliação dos candidatos e essas modificações provavelmente serão mantidas para o vestibular UFMG 2013: antigamente, a pontuação da redação do ENEM entrava na contabilização da primeira etapa do vestibular e agora entrará na conta dos pontos da segunda etapa. Outra mudança significativa nesse processo seletivo é a aplicação de uma prova de língua portuguesa e literatura totalmente nova, visando mensurar a capacidade de produção e interpretação de textos de cada candidato.

Em 2012, a Prova de Literatura A não exigiu a leitura de todos os livros indicados geralmente. Entretanto, os alunos que prestarem para Comunicação, Teatro e Dança ou Letras, que realizaram a prova de Literatura B, precisaram ler os seguintes livros: Bom Casmurro, de Machado de Assis; Jóias de Família, de Zulmira Ribeiro Tavares; Infância, de Graciliano Ramos; e Espumas Flutuantes, de Castro Alves. Acredita-se que o vestibular UFMG 2013 manterá as mudanças estabelecidas em 2012 e, caso haja alteração na lista de livros, será pouca.

Quem está interessado em prestar a UFMG, deve anotar: ficar de olho na publicação do edital, prestar o ENEM que passou a ser obrigatório para o vestibular, ficar atento na divulgação da lista de livros em junho de 2012 e fazer a inscrição em meados de agosto e setembro também de 2012. Claramente, não podemos esquecer que o interessado deve estudar muito e fazer uma ótima prova.

Termos de Busca:

Leia Também:



Deixe um Comentário »