Viação Garcia – Passagens, Destinos, Frota

O que é 0

A Viação Garcia é uma empresa de transporte londrinense, a maior do Estado do Paraná. Empresa tradicional foi fundada junto com a cidade colaborando muito para o desenvolvimento local. A empresa é referência no transporte rodoviário de passageiros, atua por todo o Brasil, servindo os Estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul com veículos modernos e seguros.

História da Viação Garcia

O histórico da Viação Garcia é longo e repleto de curiosidades, bem como rico em informações e tradição, pois é uma empresa antiga e que acompanhou o desenvolvimento do setor desde o seu início. A empresa está em atividade há mais de 76 anos.

Fundada em 1934 por imigrante alemão chamado Mathias Heim e um espanhol chamado Celso Garcia, o primeiro veículo da empresa foi um caminhão de jardinagem adaptado. Com o decorrer dos anos (em 1937) outro sócio juntou-se aos anteriores, José Garcia Villar, outro imigrante espanhol que se interessou pelo futuro da empresa de transportes Viação Garcia.

Em 1930 o mundo vivia, ainda os resquícios da 1ª Grande Guerra Mundial e já aspirava as nuances da 2ª. Muitos países, como o Brasil, só tiveram a oportunidade de começar a evoluir, no que diz respeito à tecnologia, industrialização etc, no começo dessa década já marcada por efeitos e eventos tão importantes e impactantes na economia de um país, cidade, governo ou sociedade em geral. A dificuldade de se chegar às estradas (precárias na época; raras as pavimentadas) fazia o desafio de constituir uma empresa de transporte de pessoas uma tarefa um pouco mais difícil do que já o é por natural.

Tendo em desfavor, ainda, a época (baixa tecnologia, falta de indústrias e uma política complicada), a Viação Garcia atuou na vanguarda do setor tendo como seu primeiro veículo de transporte o já citado caminhão de jardinagem, cujo nome, foi dado de Catita. Com ela, faziam exaustivas viagens deslocando quem precisas para as regiões vizinhas.

A primeira linha em que a Viação Garcia atuou foi no Paraná. Percorriam de Londrina a uma região chamada de Jacarezinho, cerca de 150 km de distância, entre uma e outra. A viagem de 150 km demorava praticamente 24h. Em dias de chuva a situação complicava-se, por serem estradas ainda não pavimentadas, o veículo atolava; sem empresas ainda que atuassem no setor de socorro na estrada, os responsáveis pelo transporte tinham de improvisar: correntes eram amarradas nas rodas do caminhão para que pudesse percorrer de uma melhor forma todo o curto, mas comlicado trajeto de 150 km até Jacarezinho.

Ainda em 1940 enfrentaram a escassez dos combustíveis, devido à Segunda Guerra Mundial. Diante da dificuldade a empresa teve de adaptar os motores de sua frota a fim de não deixarem de prestar o serviço já tão importante na região. Em 1980 a Viação Garcia foi responsável pelo transporte do Papa João Paulo II em sua visita ao Estado do Paraná.

Hoje, a Viação Garcia encontra-se em poder de novos proprietários. Em novembro de 2010 a empresa foi vendida ao empresário Mário Luft.

Termos de Busca:

Leia Também:



Deixe um Comentário »