Vocativo – Definição e Exemplos

O que é 0

Para sabermos escrever e ler bem temos que saber e dominar as regras gramaticais da Língua Portuguesa, para tanto, é preciso estudar e treinar a leitura e a escrita. Durante esse treino aprendemos a identificar vários elementos constitutivos da oração, que são essenciais, como sujeito, predicado, adjunto adnominal, tempo e declinação verbal e Vocativo. Então a fim de ajudá-lo com a compreensão dos textos, vamos expor aqui uma explicação acerca do Vocativo.

Se você é daqueles (as) que tem dúvida sobre esse assunto, acompanhe a explicação. O Vocativo constitui um chamamento na oração, isto é, é a referência que se faz ao destinatário da mensagem. Trata-se, portanto, de uma palavra ou expressão sem vínculo sintático com o restante da oração ( os outros termos ligam-se uns aos outros).

Exemplos de Vocativo

Dada a definição de Vocativo, podemos partir para as orações que servem de exemplo e que são de grande valia para a compreensão de qualquer regra ou elemento gramatical.

1. Pedro, fique quieto!

2. A vida, Maria Regina, é curta!

3. Aline! Nós vamos entregar você para a sua mãe! – neste exemplo, o ponto de exclamação demonstra bem a falta do vínculo sintático do Vocativo ?Aline? com o restante da oração.

4. Meu deus! Como isso aconteceu?

5. Ó de casa, posso entrar?

6. “Enquanto pasta alegre o manso gado,

Minha bela Marília, nos sentemos à sombra deste cedro levantado”.

7. “Ó Pátria amada, idolatrada, salve salve!”

8. Querido amigo, estou com saudades suas.

9. Ande logo, Ana!

A partir da análise destas orações, que colocam varias possibilidades de Vocativo, podemos entender melhor a definição desse elemento gramatical. Percebemos, também, que o Vocativo pode vir no início, no meio ou no final da frase, não importa em que ordem ele está, o que vale é que ele não deixa de ser um elemento de chamamento, um apelo. Ao mesmo tempo, ele não precisa ser usado apenas em frases coloquiais, pode muito bem vir em frases formais, como aparece nos exemplos 6 e 7, no poema de Tomás Antônio Gonzaga e em uma das estrofes do Hino Nacional, respectivamente. Por fim, o Vocativo pode estar presente também em elementos do dia a dia, como bilhetes e cartas.

Sendo assim, depois de todo o exposto, agora, cabe a você dar uma estudada nos Vocativos para que eles fiquem claros no momento da escrita e da leitura. Bons estudos!

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »