Vulcões – Causas e Consequências

O que é 0

Praticamente todos os anos a terra demonstra para toda a sociedade humana que está viva, notamos constantemente relatos sobre terremotos, tsunamis e também erupções vulcânicas. Hoje iremos falar a respeito de um dos relevos terrestres que demonstram nitidamente o poder que o interior de nosso planeta possui, iremos falar um pouco a respeito dos vulcões; explicaremos como eles surgem, como funcionam e onde costumam ocorrer.

Para entender um pouco a respeito dos vulcões, temos que partir da ideia de que os continentes flutuam sobre o que chamamos de Placas Tectônicas; essas placas tectônicas deslizam sobre os fluidos do interior do planeta Terra e formam uma espécie de quebra cabeças. Justamente na zona de encontro das Placas Tectônicas, ou seja, onde elas se dividem, é que ocorrem os maiores fenômenos como Terremotos, Tsunamis e também os vulcões. Quando temos uma ruptura da crosta, devido a uma força muito grande que vem do interior do planeta Terra, muito magma vai sendo jogado para fora da crosta, o que vai se acumulando e formando um pequeno monte.

Aos poucos esse monte vai se alargando e aumentando de tamanho, cada vez mais, com um buraco em seu interior, de onde provém o magma que é expelido do interior terrestre. Aos poucos esse relevo forma o que chamamos de vulcão, uma espécie de montanha ou morro, com uma caldeira em cima; essa caldeira pode estar ativa ou não, dependendo da intensidade do magma que vem do interior do planeta Terra.

Por que não temos vulcões no Brasil?

Os vulcões, como dissemos anteriormente, costumam ser recorrentes em regiões que se localizam na Borda das placas tectônicas e é justamente por isso que não temos vulcões ativos no Brasil. Nosso país está localizado no centro de uma placa tectônica e por isso não sofremos com terremotos ou erupções vulcânicas; por outro lado, países que se encontram na borda das Placas Tectônicas, sofrem continuamente com a força do Planeta Terra.

Países situados no Círculo de Fogo do Oceano Pacífico, tais como o Japão, são constantemente atingidos por Terremotos e Erupções vulcânicas. Isso ocorre, pois na zona de encontro entre as Placas Tectônicas é onde se concentra toda a tensão desses imensos corpos rochosos, quando elas se movem, liberam muita energia e também grande quantidade de Magma, sobre forte pressão. O que ocasiona os Terremotos, Tsunamis e Erupções Vulcânicas que arrasam a vida das pessoas de diversas localidades do mundo.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »