O Brasil apresenta diversos tipos de Bioma. Os mais importantes, pela área que ocupam e pela biodiversidade, são: Floresta Amazônica, Floresta Pluvial Costeira, mais conhecida como Floresta Atlântica; Floresta de Araucárias, Cerrado, Pampa, Caatinga, Floresta de cocais (babaçuais ), Manguezais e Pantanal Mato-Grossense; sobre o qual iremos tratar aqui. Mas, antes de irmos direto ao ponto, ou seja, antes de falarmos sobre o Pantanal Mato-Grossense é importante e imprescindível entendermos o que é um Bioma, já que o Pantanal é assim designado.
Então Vamos lá. Bioma é um conjunto de ecossistemas terrestres com vegetação característica e fisionomia típica, em que predomina certo tipo d clima. Por exemplo, regiões da Terra com latitudes coincidentes, nas quais ocorrem condições climáticas parecidas , apresentam os mesmos tipos de Biomas, com ecossistemas semelhantes, a pesar de constituídos por espécies diferentes. Vamos a alguns exemplos: o Bioma denominado Floresta Tropical Pluvial ocorre na faixa equatorial , tanto no Continente Americano quanto na África, no sudeste da Ásia e na Oceania. A Savana, bioma do qual o Cerrado brasileiro é um exemplo, ocorre em latitudes coincidentes da América do Sul, da África e da Austrália.
Características do Pantanal Mato-Grossense
Agora que já explicamos a definição de Bioma e como se espalham por diversas partes do planeta, fica mais fácil de entender a caracterização do Pantanal Mato-Grossense. Bom, o Pantanal Mato-Grossense ou Complexo do Pantanal, é uma vasta planície inundável que abriga uma das mais ricas reservas de vida selvagem do mundo, e, portanto, um tesouro nas terras brasileiras. Em território brasileiro, o Pantanal ocupa a parte oeste dos Estados do Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul ( MS ), estendendo-se pelos países: Paraguai, Bolívia e Argentina. Em alguns locais mais elevados, onde o solo não retém a água da chuva, a vegetação pode parecer típica da caatinga, com cactos, barrigudas e gravatás. Pode-se perceber que o Pantanal é uma região que abriga em um só bioma, características de biomas diversos, e por isso é tão rico.
Outro exemplo dessa diversidade, é que nas áreas que são inundadas durante as cheias anuais, crescem diferentes tipos de gramíneas, além de arbustos e árvores isoladas, formando extensas pastagens naturais, no entanto, já estão sofrendo com a utilização do solo pela pecuária.
Quanto à fauna aquática do Pantanal Mato-Grossense, ela também é muito variada, possui moluscos, crustáceos, centenas de espécies de peixes; e garante a existência de mais de 200 espécies de aves . No Pantanal ainda se vê répteis, mamíferos, roedores de grande porte, entre muitos outros animais que se misturam com a paisagem também diversificada, formando um bioma rico e lindo!
Termos de Busca:
pantanal curiosidades
fisionomia do pantanal
curiosidades pantanal
pantanal matogrossense
curiosidades do pantanal matogrossense
biomas pantanal
floresta de araucarias serrado pampa
curiosidades bioma pantanal
imagem floresta pantanal matogrossense
savana da america do sul
Leia Também:
Paisagens Naturais Do Brasil Fotos