CNPq é o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Até 1971, o órgão era chamado de Conselho Nacional de Pesquisa e a parti desse nome que a sigla CNPq foi gerada e, até então, mantida. Esse órgão, ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) foi criado para incentivar as pesquisas no Brasil.
Fundado em 1951, o CNPq é um dos órgãos mais sólidos da área, que teve como principal objetivo capacitar o Brasil em relação ao Ciclo Atômico e seu domínio. Entretanto, com o passar do tempo, o Conselho passou a financiar pesquisas científicas e tecnológicas no Brasil, através de bolsa-auxílio, com a finalidade de aumentar o conhecimento e colaborar com a evolução tecnológica.
Bolsas da CNPq
Atualmente, o Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico oferece diversas bolsas aos alunos do ensino médio, graduações, pós-graduações, recém-doutores e também aos pesquisadores que já tem experiência. Os tipos de bolsa são divididos em duas categorias:
– Bolsas por Cotas: as bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica, Doutorado e Mestrado são oferecidas aos cursos de pós-graduação e às instituições de ensino e pesquisa. A solicitação deve ser realizada diretamente com a instituição de ensino, sem o envolvimento direto com o CNPq. Assim como a solicitação, os critérios e mecanismos da obtenção da bolsa também devem ser divulgados pela instituição. Da mesma forma funciona com a bolsa de Iniciação Científica Júnior. A única diferença é que esse segundo tipo é oferecido aos alunos do ensino médico.
– Bolsas Individuais: diferentemente das bolsas por quotas, as bolsas individuais são solicitadas diretamente ao CNPq. Para solicitar, é necessário que seja estudado qual tipo de auxílio se encaixa no perfil de cada solicitante. Após isso, o indivíduo deve ficar atento aos prazos de inscrição para que envie o formulário (disponível no site) corretamente preenchido dentro do prazo estabelecido pelo CNPq. O solicitante tem a sua resposta divulgada na página de resultados e também enviada por correio eletrônico ou residencial, de acordo com a preferência do candidato à bolsa.
Além das bolsas, outra forma de auxílio oferecida pelo CNPq é o apoio a projetos e pesquisa, sempre realizado através de chamadas e/ou editais. Essa modalidade conta com o subsídio de publicações científicas, promoção à reuniões e congressos científicos, assim como o apoio aos pesquisadores.
Para realizar a apresentação de um projeto, o estudante deve agir sempre de acordo com as regras do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico citadas em editais e até mesmo no website do CNPq.