O sistema respiratório é fundamental para nosso organismo, por isso devemos nos informar a respeito das doenças que acometem o mesmo. A Bronquiolite é uma doença que atinge, na maioria das vezes, crianças de até dois anos de idade; trata-se de uma infecção nos brônquios, que é muito preocupante tendo em vista a fragilidade dos bebês dessa faixa etária.
É estimado que pelo menos dois terços dos bebês de até dois anos desenvolvam um quadro de Bronquiolite, pois suas vias respiratórias ainda são estreitas e seu sistema imunológico se encontra em desenvolvimento, o que torna a doença muito preocupante, necessitando de um cuidado especial por parte dos papais e mamães. Os sintomas que seu bebê pode apresentar são semelhantes aos da asma; a criança tem suas vias aéreas entupidas por secreções, o que traz muita dificuldade para a respiração de seu pequeno.
Um dos principais agentes causadores da Bronquiolite é o vírus RSV (respiratory syncytial virus); esse vírus produz uma infecção nos brônquios do bebê, causando um entupimento nas vias respiratórias e uma grande dificuldade no fluxo de ar. Não é aconselhável o uso de antibióticos para combater a Bronquiolite, a menos que a doença venha acompanhada por uma infecção bacteriana, o que é relativamente comum, posto à baixa imunidade que o bebê apresenta.
Tratamento da Bronquiolite
Como a Bronquiolite é uma infecção que tende a melhorar de forma natural, os papais e mamãe têm de ficar de olho no fluxo respiratório do bebê. A ajuda de um pediatra é essencial quando tratamos de qualquer enfermidade que atinja nossa criança; só o médico pediatra poderá indicar o tratamento adequado, de acordo com o quadro do pequeno paciente. O profissional pode utilizar sondas que sugam o muco da região que está impedindo o fluxo de ar; no entanto, a fisioterapia, oferece resultados de qualidade também; além de ser uma técnica não invasiva, a fisioterapia permite a excreção do muco de forma natural, sendo uma ótima opção de tratamento.
Se o seu pequeno estiver apresentando dificuldade em respirar, você deve leva-o o mais rápido possível para um profissional que possa diagnosticar o problema do seu bebê. É muito importante ficar de olho na saúde de nossos filhos e uma doença tão comum quanto a Bronquiolite é um motivo a mais de preocupação para os pais e mães coruja; procure sempre oferecer a seu filho um modo de vida saudável e ele lhe agradecerá no futuro.
Termos de Busca:
bronquiolite
bronquios entupidos
bronquiolite implicações para o cuidados de saude
imagens bronquiolite
homeopatia para bronquiolite
aramyxovirus antibiotico
tratamento de bronquiolite em bebês com homeopatia
o que é bronquiolite
GLANDULA ENTUPIDA NA GARGANTA
Cinesioterapia respiratória na bronquiolite
Leia Também:
Caxumba
Febre Reumática
Varicela
Bronquiectasia
Dor De Garganta